Sunday, May 13, 2012

Para meu filho, Rodolfo Ribeiro.


Hoje é treze maio, dia de preto velho
Segundo domingo do mês: dia das mães
Dia mais que especial: aniversário do meu filho
Ele faz 27 anos de vida. Eu 27 na estrada de ser mãe

O nascimento do meu filho gerou minha maternidade
Metamorfose profunda no modo de entender o mundo
Uma existência cercada de questionamentos
Caminho desconhecido por onde não se sabe andar

Percurso que segui, e sigo, com os pés que tenho
Com o cuidado de oferecer o meu melhor
Que, por certo, nem sempre é suficiente
Mas é máximo que posso a cada momento 

Filho, te dei o melhor que tinha pra dar
Mostrei o melhor do que sabia mostrar
Te contei as melhores histórias que conhecia pra contar
O que fiz, certo ou errado, foi o que a mim parecia melhor

A missão de ser mãe inclui erros, excessos, pressões.
Uma mulher tem que ser mãe! Ordem indiscutível.
Um papel social repleto de imposições e exigências:
A perfeição da santa, a força da mulher-maravilha!

Sou uma mãe que não deixou de ser uma mulher.
Nem santa, nem mulher-maravilha
O que fiz por meu você, meu filho, fiz por mim
Vivi minha vida para deixar que viva a sua

Evitei sacrifícios e martírios
Para que não se tornassem cobranças
Tentei ser cristalina e justa:
Não como não, e sim como sim.

Talvez você desejasse mais disponibilidade
Ou preferisse algo distinto para a vida cotidiana
Para o que não ficou bem resolvido
Sempre há tempo para conversas

Ao mesmo tempo, há coisas que são como são
Não há retorno no tempo, foi como foi
Quando a compreensão ajuda, mas não resolve
Ainda assim, resta a opção do perdão

A nossa relação de mãe e filho é única e eterna
Indestrutível. Inseparável.
Não há distancia que nos separe,
Nem acontecimento que nos desvincule.

Feliz Aniversário!
Tudo de melhor e mais lindo
Que os sonhos encontrem
O caminho dos fatos.

De sua mãe, com amor!

No comments:

Post a Comment